Skip to content

A Envolvente

A Envolvente

Uma Vila Encantadora A tradição mora aqui

A Envolvente

Estamos localizados na bela Vila de Alcochete, local desde sempre beneficiado por uma beleza paisagística ímpar.  O Rio Tejo aqui mesmo, abraçando a Vila e recebendo o mais maravilhoso pôr-do-sol que se pode contemplar.

Há palavras que dizem muito sobre Alcochete, como a expressão emblemática que define a Vila: “A Luz de Alcochete”. Aqui realmente o Sol tem outro brilho e o seu “sunset” visto do Alfoz fica para sempre na memória de quem o vive!

A localização em pleno Estuário do Tejo confere ao Alfoz um enquadramento excecional.

Alcochete não é só cenários de cortar a respiração, como a Praia dos Moinhos, ou as Salinas do Samouco. Há muita tradição, muito edificado arquitetónico religioso que vale a pena visitar como a Igreja de São João Batista ou a Igreja da Misericórdia, que o povo diz que terá feito parte do antigo Palácio dos Infantes de Beja, onde nasceu D. Manuel I.

As tradições, como as Festas do Barrete Verde e das Salinas são o expoente máximo de muita atividade popular e associativa que muito carateriza esta Vila.

Não deixe de provar o expoente máximo da doçaria de Alcochete, a famosa Fogaça de Alcochete. 

A Envolvente do Alfoz

Festas do Barrete Verde e das Salinas

Estes são os dias e noites mais longos de Alcochete!

Ninguém fica indiferente às tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas, sendo que ano após ano, são milhares e milhares os visitantes que percorrem todas as artérias da nossa Vila, em busca de alegria, emoção e confraternização!

Sentida como a mais genuína tradição de Alcochete, as Festas do Barrete Verde e das Salinas têm o seu ponto alto no segundo fim-de-semana de Agosto.

Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, as Festas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, mantendo e revitalizando ano após ano a forte tradição festiva deste povo ribeirinho.

Os Concertos e Espetáculos todas as noites, com um dos momentos altos, que é a Noite da Sardinha Assada durante a qual seguem alegremente atrás da Charanga, milhares de pessoas, que enchem de cor e de vida as ruas da Vila, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduram noite dentro, até o sol nascer, são ícones destas Festas.

As Festas do Barrete Verde e das Salinas são um misto de sentimentos, emoção e diversão, onde o fado acontece em cada esquina, o flamenco ecoa por becos e vielas.

Fonte: CMA

(ler mais)

A Envolvente do Alfoz

Salinas de Samouco

Esta é uma das grandes riquezas da Região.

Com uma História centenária, as Salinas de Samouco estão enraizadas na génese do que é ser Alcochetano, crivando no corpo e alma deste homens uma forma de estar honrada e com grande respeito pela Natureza.

Constituído por uma área de 360 hectares, o Complexo de Salinas de Samouco é um local de alimentação, refúgio e nidificação para milhares de aves onde se destacam espécies como a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida.

Atualmente, as Salinas de Samouco apresentam-se como o salgado com a maior riqueza e abundância de aves durante o período de preia-mar de todo o Tejo.

A sua proximidade à maior e mais importante Zona Húmida de Portugal, o Estuário do Tejo, faz com que as salinas constituam um ótimo local de abrigo para muitas aves aquáticas que durante as suas migrações, encontram nos diferentes tanques, um ótimo local para se alimentarem e repousarem. Já na época de nidificação, as aves encontram condições ideias para se reproduzirem.

O Sal produzido pela Fundação está certificado e destina-se a diferentes usos, nomeadamente, na gastronomia, em piscinas, controlo e vegetação infestante e rega de produção de salicórnia.

Flôr de Sal forma-se à superfície dos cristalizadores, é recolhida de forma artesanal e contém componentes que enriquecem o seu paladar relativamente a qualquer outro sal, nomeadamente em saladas, pratos crus e grelhados.

Fonte: CMA

(ler mais)

A Envolvente do Alfoz

Fogaça de Alcochete

A doçaria sempre foi um aspeto importante na Vida de Alcochete e dos Alcochetanos.

Entre outros, o doce que mais diz à população, e senão o mais, um dos mais emblemáticos doce de Alcochete é a fogaça.

Bolo quinhentista que está sempre presente nas festividades e é muito apreciado por todos que já tiveram oportunidade de o degustar! Com um forte sabor a canela e limão, crocante por fora mas mole por dentro, a fogaça está relacionada com a festa pascal do Círio dos Marítimos de Alcochete, que tem na sua origem uma promessa dos barqueiros de Alcochete à Senhora da Atalaia após terem sido salvos de uma tempestade no mar.

Desde então as fogaças são uma componente obrigatória desta Festa, e são leiloadas na segunda-feira do Círio, continuando a afirmar-se como uma obra-prima da doçaria local. É um doce hoje em dia certificado, sendo que o pode adquirir nas melhores Padarias, Pastelarias e Lojas do Comércio Local.

Se vem a Alcochete é obrigatório provar e levar de volta na bagagem a famosa Fogaça de Alcochete.

Fonte: CMA

(ler mais)

Gastronomia

Natureza

Festas

O Alfoz Um local de Culto, onde o Tempo passa calmamente

A Envolvente